MaxPainel - 17-09-19-5.jpg
 

CRIANÇAS 

ArtMax- 03-09-19-22.jpg
 
 
 
ArteBianca+-+16-08-19-29.jpg

jardim com arte

Após 3 anos e meio de trabalho de campo desde que a Casa começou a funcionar todos os dias e o desafio de atingir os jovens/adolescentes entre 14-18 anos, também observando dificuldades de leitura, expressão e coordenação motora em certas crianças, decidimos criar um projeto de creche com acompanhamento psicológico que se tornou um jardim de infância dedicado para as crianças do topo do Morro da Providência.

Todo dia das 14hrs às 16hrs, elas terão um espaço e oficinas adequadas a elas, com professores de alfabetização, teatro, arte, arteterapia, yoga, contação de história, e passeios culturais, acompanhados pela psicóloga.

Talita, arteterapeuta do Jardim com Arte, estará estimulando todo desenvolvimento cognitivo, emocional, corporal, social e subjetivo. Fatores esses que são fundamentais para o desenvolvimento na vida adulta e profissional.


Crianças e PRE-adolescentes

Crianças e adolescentes sempre foram o nosso foco maior em termo de programação pedagógica. Contando com mais de 55 crianças dentro das atividades semanais, nossos métodos são baseados na noção de disciplina, respeito e responsabilidade. Para isto, temos a ajuda tanto de artistas locais quanto de fora, partindo da própria Providência, Rio de Janeiro e do mundo. As oficinas e cursos oferecidos têm três fundamentos, arte educação e cultura. Hoje, isso inclui todo tipo de arte, (desenho, colagem, pintura, aquarela), música, rap, dança afro, hip-hop e ballet, teatro, fotografia, arte terapia, boxe, entre outros.

Passeio+-+28-06-19-63.jpg

Apresentacao+-+27-04-19-218.jpg

Grupo de Dança Afro

Em suas aulas na Casa Amarela, Ernane Ferreira, dançarino, coreógrafo e educador, integra o corpo através da dança, buscando criar uma linguagem que resulte em empatia com os alunos para melhor compreensão e multiplicação do conhecimento. Além da disciplina, o desenvolvimento da coordenação motora e do condicionamento físico são os principais objetivos do empoderamento cultural, fazendo com que os alunos desconstruam a lógica deixada pelos discursos que valorizam as culturas branca e européia e tentem curar as cicatrizes dos processos de repressão ao longo da história brasileira. Por meio da aprendizagem da apreciação cultural, as crianças tomam consciência da importância do legado deixado por índios e negros, que criou a rica cultura popular brasileira. Nas aulas e apresentações construímos narrativas para que os permita se reintegrar a ancestralidade oprimida, de forma que se orgulhem de suas origens e lancem um olhar mais crítico sobre as consequências deixadas por esta opressão no nosso atual contexto social.


TEATRO - O SONHO E A PROVIDÊNCIA

Há 2 anos, criamos uma parceria com a atriz e professora de teatro Cintia Sant'Anna que se tornou professora de teatro da Casa Amarela. E assim nasceu o nosso grupo de teatro, com várias apresentações de início em duplas, com texto na mão, que evoluiu para a criação da primeira peça de teatro da Casa, escrito pelo dramaturgo Rodrigo Pinho e dirigida pela Cintia Sant'Anna, "O Sonho e a Providência". Com elenco de 9 crianças de 12 a 14 anos, a peça já rodou pela Providência e em breve se apresentará no Festival Planeta Ginga. A peça conta as dificuldade enfrentadas para se criar e manter um projeto cultural no Morro, da rotina de ensaios a comunicação com familiares e moradores, com humor e realismo.

APTeatro+-+13-04-19-86.jpg
 
 

JOVENS

 

 

fotografia - 29-04-19-17.jpg
 
 
 
Passeio - 28-05-19-14.jpg

Jovens da lua - Aprendizes

O projeto "Jovens da Lua" tem como objetivo apresentar jovens de 12 a 17 anos ao mundo do trabalho por meio de estágios e cursos profissionalizantes no nível intelectual e manual.

Os estágios e cursos duram entre 1 e 6 meses com possibilidades de continuidade para os alunos mais assíduos e oferece diploma para fechar o final de um módulo e assim a iniciação à profissão com níveis entre iniciantes, intermediários e avançados. Mais de 12 alunos da Casa Amarela já participaram desses cursos e estágios.


BANDA DA LUA

A Banda Da Lua é um projeto que visa transformar a vida dos jovens do Morro da Providencia através da música, criado com o apoio de artistas da música e da dança, e que conta também com o apoio de profissionais do audiovisual. O 1º passo é possibilitar o contato dos jovens com a música de forma abrangente através das oficinas que serão oferecidas na Casa Amarela, conectando as aulas de música, dança e atuação num mesmo objetivo. O 2º passo é criar uma banda formada pelos jovens artistas que descobriram seus talentos através das oficinas, produzindo canções com composição e coreografias próprias. Já o 3º e último passo é produzir conteúdo audiovisual para divulgar o trabalho e o desenvolvimento dos jovens como artistas, incluído a criação de um canal do Youtube, com o objetivo de causar impacto na sociedade ao tocar o coração das pessoas com mensagens que chamam atenção para os problemas sociais do país. E causando assim uma reflexão sobre como a sociedade tem buscado soluções para resolver estes problemas.


Fotografia+-+02-09-19-54.jpg

projeto Pequena Escola de Fotografia

O nosso curso de fotografia começou em Abril 2019 com um primeiro modulo sobre os básicos da fotografia (luz, ângulos, interferências, cores, edição, etc). Em Setembro, começou o segundo modulo dando continuidade aos primeiros seis meses de curso. O fim desse segundo modulo vai proporcionar a oportunidade incrível de receber um diploma da UFF (Universidade Federal Fluminense) para todos os alunos participantes. Estamos querendo no futuro disponibilizar um espaço de informática livre para os alunos irem acrescentar o conhecimento e a pratica na edição de fotos e outros temas ao redor da fotografia. Em adição, através desse curso, queríamos como objetivo criar uma exposição sobre os sonhos desses jovens usando as fotografias que tiraram ao redor do ano. Em paralelo, buscamos em mostrar os produtos de artesanatos e arte da loja que seria criada, o que iria acrescentar e incentivar na dedicação deles em apresentar o trabalho e trabalhar ao mesmo tempo a auto-estima, e o auto-conhecimento de si mesmo.


Coletivo Jovens da lua

Através da venda de artesanato e produtos artísticos que os jovens criaram durante seus diferentes cursos e oficinas, os jovens vão montar uma cooperativa para a venda desses produtos.

Os primeiros produtos a serem vendidos serão macramé, bordados (em tecidos e roupas), e tie-dye. Todos esses produtos serão criados com a supervisão de profissionais que trabalham com os padrões de vendas. Com efeito, os alunos poderiam aprender sobre a venda de produtos através do empreendedorismo, a dinâmica de negócios, finanças, comunicação, marketing e tudo esses conhecimentos no espírito prático da venda de produtos online (e-commerce e instagram), e eventos no Rio e na Providência, e a venda na Casa Amarela. O objetivo é de mostrar aos jovens que, além da produção ou aprendizado da fabricação de produtos, eles podem ganhar a vida de uma maneira honesta e agradável no mundo do artesanato e da arte. Cada aluno é responsável por uma filial da cooperativa, finanças, comunicação, fabricação de produtos, vendas etc. escolhidos de acordo com suas forças.

Macrame-26-06-18-13.jpg
 
 

ADULTOS

 

DonaDeMim - 07-08-19-14.jpg
 
 
 
LOreal+-+24-05-19-70.jpg

Profissionalização

Graças ao nosso projeto piloto e parceria com a sede da L’Oreal Brasil, desenvolvemos um projeto de Mentoria no qual jovens de adultos entre 16 e 35 anos participam de oficinas tais como : orientação vocacional, como elaborar um bom currículo, como se preparar para ume entrevista, inglês corporate, eles também aprendem muito sobre o funcionamento de uma empresa, as diferentes áreas e departamentos. Dentre os objetivos, fazer com que eles descubram a área na qual desejam atuar profissionalmente e possam vislumbrar um futuro no mercado de trabalho é o mais importante, além de toda a preparação para a tal inserção. O mesmo grupo já vem se preparando na própria Casa Amarela, cursando inglês e francês.


Mulheres no artesanato

Um projeto recente que já vem mostrando sua importância. O trabalho manual e profissionalização no artesanato e técnicas de moda. Com cursos de costura, bordado, carimbaria, tingimento de tecido sustentável, macramê, mulheres estão se reinventando ou aprofundando um potencial ou gosto pela artesanato.

Mulheres na culinária

Em breve, um projeto de curso de culinária será implementado na Casa, capacitando mulheres para que possam desenvolver receitas funcionais e montar seu próprio negócio, vendendo quentinhas ou abrindo o seu próprio estabelecimento. Em paralelo a isso e graças a parceria com a Casa Firjan e Senai, cursos de financiamento coletivo e empreendedorismo irão complementar o projeto como um todo.

Bordado+-+12-08-19-11.jpg

Alfabetiza%C3%A7aoAdulto+-+17-05-19-2.jpg

Adultos se alfabetizando

Graças à Bianca Whately e seu projeto de alfabetização para adultos e reforço escolar para qualquer idade, adultos estão aprendendo junto com seus filhos. Nunca é tarde para aprender. Este programa dedicado aos adultos hoje é aberto a outras idades justamente acreditando no processo de aprendizagem em conjunto e facilitando o acesso a mães e pais de família.

 

Fotografia - 18-03-19-31.jpg